Descrição
Esta moradia, de arquitetura tradicional encontra-se no coração da povoação. Toda a sua envolvente tem o campo como pano de fundo, permitindo um estilo de vida tranquilo e que privilegia passeios a pé pelos campos e serras. A aldeia fica compreendida entre a Serra da Gardunha e a Serra da Estrela.
Os acessos à moradia e à aldeia são feitos por piso alcatroado e por uma rua de paralelos. A A23 fica a quinze minutos de distância.
Nas proximidades podemos encontrar cafés, minimercados, ringue desportivo, escola primária, creche e jardim de infância, Museu do Barro, táxis, posto de saúde, Igreja Matriz e transportes públicos.
O imóvel dispõe de dois pisos, mais sotão e cave. No rés-do-chão, podemos encontrar duas divisões com condições ideias para dois bons quartos. Na zona comum, tem-se acesso a uma casa de banho com banheira.
No piso superior, encontramos uma cozinha com fogão a gás, exaustor, esquentador e cilindro de água quente. Neste espaço, podemos também usufruir do quentinho de uma pequena lareira que ali se encontra.
Existem mais três divisões neste piso, onde numa delas existe um acesso para o terraço da moradia e que foi usado, desde sempre, com sala de estar.
O sótão é do tamanho da extensão da moradia, enquanto a cave (também da extensão da moradia), tem muito espaço para servir de arrecadação.
As portas da moradia são todas em madeira, o piso, na sua grande maioria é em tacos de madeira, enquanto o restante é composto por azulejo. As janelas são de vidro duplo, enquanto os estores são manuais. O estacionamento para um automóvel tem de ser feito numa zona exterior à moradia.
A aldeia do Telhado fica a cerca de dez minutos da cidade do Fundão, local onde existe todo o tipo de serviços e comércio. O topónimo Telhado, deve mergulhar suas raízes na existência de algum remoto forno telheiro. Os vestígios arqueológicos relacionados com o período romano são por aqui de assinalável interesse.
Em anos ainda recentes o Telhado teve como principal atividade a olaria, da qual era sustento da maioria das famílias, na produção de peças em barro que eram comercializadas em toda a região da Beira Interior. Também, teve fábricas de telhas e tijolos de barro. Hoje em dia, no meio da aldeia 'A Casa do Barro' homenageia todos aqueles que estiveram de alguma maneira ligados a esta atividade. A visita é acompanhada por um guia que explicará aos visitantes todo o ciclo do barro.